Como chegar lá

Como chegar lá




Em entrevista, dois bookers contam o que procuram em uma modelo e dão dicas de como elas devem enviar suas fotos para agências e concursos. (revista ELLE)


Eles não estão em busca de rostinhos perfeitos. Querem encontrar uma mulher que reflita algo especial. Uma tarefa difícil para bookers como Anderson Baumgartner, da Way Model, e Laura Vieira, da Ford Models. A seguir, esses dois experts ensinam o caminho para quem quer entrar com o pé direito nessa carreira.
Anderson Baumgartner
Dono da Way Model, uma das agências mais importantes do país, ele continua de olhos bem abertos, em busca de quem se encaixe no perfil exigido pela profissão. O que Anderson Baumgartner tanto procura por aí? Mulheres que, além de bonitas, tenham atitude e luz própria. Segundo ele, as meninas que se inscrevem em concursos saem na frente. “Há uma diferença entre quem é descoberta e quem nos procura. A segunda cresce mais rápido – porque se ela acredita, a gente acaba acreditando também.” 
Tops da Way: Ana Claudia Michels e Alessandra Ambrosio

Com 12 anos de experiência no mercado, ele conta que há espaço para todos os tipos. “Pele vermelha, branca, negra, albina, qualquer uma. Eu, por exemplo, gosto mais da beleza menos óbvia”, confessa. Isso quer dizer que pode haver um lugar no casting de Baumgartner para aquela menina com um nariz que sobressaia, por exemplo. Desde que o conjunto seja interessante. Claro que a moda tem algumas exigências que não mudam. Precisa, sim, ser magra e alta. “Não tem como fugir disso. É um padrão que deve ser seguido, senão as roupas não caem bem. Ninguém de 1,50 pode jogar vôlei, não é mesmo?”, compara. 

Quando bate os olhos em uma menina, ele observa se o conjunto – corpo, rosto, olhos, nariz – tem harmonia. Hoje, ele já não fica procurando modelos pelas ruas, mas conta que, por hábito, mesmo nas horas de descanso, está atento a quem passa por ele. Foi o que aconteceu há alguns anos quando, na praia, ficou encantado com uma garota que se refrescava no mar. Como ela não saía nunca da água, teve que mergulhar atrás dela. Constantine seguiu carreira de modelo e hoje vive nos Estados Unidos.

Fotos: Getty Images

Laura Vieira

Raquel Zimmermann, a número 1
A agente de modelos da Ford Models, Laura Vieira, sabe bem quem tem potencial para ser uma top única. Não é à toa que ela cuida, no Brasil, da carreira da número um do mundo, Raquel Zimmermann, desde o início. Tanto as meninas lindas e perfeitas que nunca saem de moda, quanto os tipos diferentes, como as andrógenas, podem ser escolhidas pela booker. Mas será que a moda está valorizando alguma beleza específica no momento? Segundo Laura, negras e mestiças estão em alta. 

Para Laura, a modelo ainda precisa ter educação, dedicação e profissionalismo. “Não tem como ser diferente”, afirma. E, claro, além de preencher toda essa lista de pré-requisitos, é exigido um tal quê especial – ou, como dizem os profissionais do mercado, atitude. Segundo a booker, concursos como o de ELLE costumam ser uma ótima forma de descobrir novos rostos. A agência conta com representantes em todos os Estados, os chamados olheiros, que circulam pelos shoppings e parques à caça de alguém especial. Mas o filtro dos processos seletivos que abrangem todo o país sempre ajuda – e muito.

Foto: Getty Images

Como enviar a sua foto

Se você vai se inscrever no concurso QUERO SER CAPA ou participar de qualquer outro processo de seleção de modelos, siga as dicas de Anderson e Laura e aumente as suas chances de se destacar.


1. O MAKE Nada de passar horas na frente do espelho caprichando numa maquiagem que é tendência na estação. Bookers e jurados querem ver o seu rosto como ele é. Por isso, invista no visual “cara lavada” sem medo de errar.



2. O CABELO
Livre, leve e solto. Uma boa escova ou cachos bem definidos são ótimas alternativas. Mas não prenda os fios. Assim, os jurados poderão ver o seu cabelo exatamente como ele é.


3. A ROUPA
A foto de corpo não é para concurso de moda, mas de modelo. Por isso, coloque uma calça jeans justinha e uma regata branca para dar aos jurados a noção clara de todas as suas proporções. Nada de bijuterias ou acessórios, combinado?

4. O ÂNGULO
Como para o concurso só valem duas fotos, uma de rosto e uma de corpo inteiro, tenha sempre em mente que o objetivo é mostrar como você é, naturalmente. Só assim os profissionais conseguirão pensar em como você pode ficar. Tente deixar a imagem bem clara, evitando fundos cheios de detalhes ou cores. Se for enviar fotos para uma agência, aproveite para fazer fotos de cabelo preso e dos seus dois perfis, pois há sempre um lado mais fotogênico que o outro.

Fotos: Agência Fotosite

                                                                                                                                                      

Nenhum comentário:

Postar um comentário